Os engenheiros possuem calculadora cientifica, os advogados possuem seu livro enorme com todas as leis para sua consulta, os médicos não deixam nos esquecer de seu estetoscópio que está ali em seu pescoço, mas e o psicólogo?
Aquele que a partir do momento que você entra em sua sala, este que lhe dará liberdade para agir como for mais confortável, então, qual será seu instrumento?
O psicólogo, usará primeiramente a escuta para entender a demanda, este é um profissional que buscará as melhores maneiras para compreender seu paciente, como for melhor para cada individuo, pois cada ser humano é único.
Para verificação de determinados aspectos, como por exemplo, avaliar atenção ou memória, usará testes, onde poderá ter bases cientificas verificadas na população brasileira e validados pelo seu conselho.
A cada sessão ele poderá compreender melhor como o sujeito funciona, e assim percebe-se que um instrumento apenas, seria injusto para o uso na Psicologia, afinal a humanidade possui uma pluralidade incrível e imensurável.
Por isso, será um profissional que perceberá a singularidade para auxiliar da forma que o paciente precisa, e nunca de forma oposta.
Por: Silvana A. Bernardo.
CRP: 06/124413