Quando um novo ano se inicia colocamos nossas esperanças de que naquele momento tudo será entregue para ele, e justamente aquelas resoluções consigam se resolver por si só, e assim todos nossos desejos mais íntimos sejam realizados.

O ser humano necessita de ciclos em sua vida, são eles, que muitas vezes estabelecem metas, planejamentos e, não menos importante, os prazos que possuímos para tudo. Mas e quando tais ciclos também se tornam cômodos? Quando pensamos que temos várias oportunidades, senão dissermos as 365 oportunidades que temos no decorrer do ano para a realização de uma limpeza em nossos armários, por exemplo? A zona de conforto pode ser um lugar quentinho e seguro, mas não é dela que tiramos as resoluções e desejos do ano novo.

Mas, por que será que não conseguimos “sair da caixinha” para realizar aquele sonho que simplesmente não sai do papel? Por que é tão difícil realizarmos planos que fizemos no réveillon? Simples, seu cérebro quer te proteger. Seu cérebro é projetado para manter a sua espécie e preservar a sua vida, sabia? E situações que saem da nossa zona de conforto de inicio podem parecer um erro, porque o cérebro pensa que é uma situação que não está sob controle, então nos faz repensar muitas vezes antes de tomarmos atitudes.

Como as resoluções de ano novo não se resolverão por si só, temos que compreender tal zona de conforto. Uma grande estratégia para compreensão desta situação e o quanto ela precisa ser repensada, é a psicoterapia individual, com um profissional que junto de você poderá compreender o que lhe manteve ali tanto tempo e lhe fornecer artifícios para vencer estes desafios.   


Reflita: quais foram os desejos que 2017 não foram realizados e tampouco 2018? A sua zona de conforto poderia influenciar de alguma forma?

Entenda, a zona de conforto é necessária, afinal ela é uma forma de nos precaver, mas sempre devemos considerar, se ela faz parte do sistema de proteção, ou é um limitador para você reconhecer os seus desafios, e quando vencê-los poder desfrutar deste presente, que você mesmo pode se dar.

Por: Silvana A. Bernardo.

CRP: 06/124413

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

  • ‼️Você já ouviu a frase: “Segura o choro!”
.
‼️Ela foi aprendida para bloquear nossas emoções quando somos pequenos, e de alguma forma fomos condicionados a não chorar em situações diversas.
.
👉🏻 O choro tem uma tremenda função no processo psicoterápico e devo dizer, ele se faz necessário em muitos momentos deste percurso, para elaboração de conteúdos.
.
‼️Seu choro tem um significado, e seu cérebro o permite porque ele necessita de compreensão, e está tudo bem chorar!
.
🧠 E pra entender nossas lágrimas, buscamos o autoconhecimento! 💪🏻
.
  • ‼️Não tem como saber o que o dia de hoje nos espera, não tem como controlar os sentimentos que sentiremos ao longo dele, mas tem como permitirmos que cada dia tenha sua função em nossas vidas, e que poderemos recomeçar amanhã. .
____________________________________________
  • ‼️Tem dias que parece que nada dá certo.
.
❕Tem dias que parece que não sabemos porque nada ocorre como planejamos.
.
‼️Tem dias que são difíceis.
.
❕Eles podem nos trazer raiva, tristeza, indignação, mas são eles que nos fazem ter atitudes diferentes no dia seguinte pra termos mais condições de obter o que queremos.
.
‼️Os dias não tão floridos assim nos dão condições de florir em tantos outros! .
  • ❗️Se sabemos que há Sol, ficamos perto, colocamos a roupa pra secar, nos alegramos pelas grandes coisas que o dia pode render. .
👉🏻 O mesmo pode acontecer com as oportunidades, devemos percebe-las, elas não virão perfeitas, mas não deixa de ser uma oportunidade para crescermos internamente.
.
⁉️ Qual oportunidade você agarrou?
.
  • 🖌Já anotou sobre seu humor, seus pensamentos e sentimentos sobre hoje e ontem?
.
⁉️Já percebeu como eles podem ir mudando ao longo do dia e dos nossos gatilhos positivos e negativos?
.
❗️O segredo de uma mente humana e compreensiva consigo mesma inclui em permitir que cada dia é um dia e cada um deles tem a sua FUNÇÃO em nossas vidas.
.
❗️Hoje foi difícil? Permita-se que o amanhã chegue!
. .
  • ⚠️ Parece que não tem fim, que não há saída visível? .
.
⁉️De alguma forma parece que não há luz no fim do túnel? .
.
👉🏻 Pode parecer mesmo, mas tenho uma notícia pra te dar.. tudo acaba! .
‼️As situações ruins se findam e aos poucos vamos percebendo que é possível lidar com o difícil, com o dolorido, e no fim das contas, são esses momentos que nos fazem crescer.
.
⁉️Que momento difícil que já foi embora, fez você crescer?.
.
____________________________________________

Me Siga