O psicólogo percorre uma caminhada lado a lado com seu paciente, ele saberá sobre a trajetória daquele ser humano, saberá suas emoções e sentimentos e muitas vezes, segredos que apenas para o seu psicoterapeuta o paciente contará, e por quê? Pelo ambiente livre de julgamento.

 

A sociedade é um grande exemplo onde nos sentimos diariamente julgados pelos outros, onde parece que todos nossos passos são medidos e vistos com olhos que não possuem a empatia por tomarmos determinadas atitudes. E, com tais olhares crescemos dentro deste ambiente, que acabamos criando características para nos adequar ali, afinal, somos seres sociáveis, necessitamos do outro para se relacionar em sociedade.

 

Essas características que criamos como manejo social é possível que traga sofrimento individual, e por tais condições, pode ser o momento de buscar a ajuda de um profissional qualificado para ouvir sobre sua trajetória de forma externa e empática, um olhar que estudou e estuda há anos, para poder acolher, perceber detalhadamente este sofrimento e poder ajudar a ressignificar pontos importantes de alguns capítulos de sua vida.

 

 

Neste momento percebemos a principal diferença entre analisar e julgar. O julgamento poderá ser encontrado onde vivemos, com a sociedade que demanda doses desumanas de produtividade, diariamente. Já o analisar do psicoterapeuta será apenas para ligar as peças do quebra-cabeça que se tornou o repertório biopsicossocial daquele individuo. E através deste espaço percebemos a desenvoltura que se pode alcançar e o quanto o olhar que não julga concebe autoconhecimento e possibilidade de humanizar.

 

A análise realizada pelo profissional que está sentado na mesma sala que você trará possibilidades de caminhos, não lhe dará conselhos sobre como deve resolver aquele problema, mas criará oportunidades de conscientização do porque você agiu com um padrão por tanto tempo e não encontrou formas para mudar até então.

 

A autonomia é criada com o objetivo sendo sempre  o paciente e não para o profissional, aautoestima é ressignificada pelas reflexões que o paciente teve condições de verbalizar e as relações interpessoaismelhoram, pois o tempo dedicado para se olhar foi tão benéfico que suas relações se desenvolvem por consequência disto.

 

Por: Silvana A. Bernardo

CRP: 06/124413

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

  • ‼️As nossas atuais águas não estão calmas e nem fáceis de se navegar.
.
🌊 Mas é na tempestade que se aprende a remar, que se cria habilidade para chegar em terra firme.
.
❔O que estamos fazendo diariamente para avistar a nossa terra firme?
.
___________________________________________
#psicologasilvanabernardo #covid19 #psicoterapianaquarentena #psicologia #dicasdiarias #isolamentosaudável #ruaaugusta #praçaroosevelt #paulista #ruadaconsolacao
  • ‼️Fui convidada pela @juli_acupuntura para fazermos uma live amanhã, dia 30/03 sobre como podemos usar nossa inteligência emocional neste período de quarentena!
.
❗️Te espero lá! .
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicologia #inteligenciaemocionalnaquarentena #covid19 #ruaaugusta #praçaroosevelt #psicoterapiaonline
  • ❗️O isolamento social que estamos passando neste momento nos faz refletir e reinventar a maneira de nos relacionarmos .
❕Neste momento busque pensar em formas de demonstrar a importância daqueles que estão longe, apenas fisicamente, de formas variadas e que demonstre seu afeto
.
❗️Seja pelo uso da tecnologia, seja pelo meio de gentilezas perante essa situação difícil ou com um sorriso em meio a este atual cenário, que não possuímos controle algum, comunique-se!
.
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #covid_19 #precaucoesatuais #isolamentosocialeopsicologico #dicasdiarias #psicoterapiaonline
  • ❕Quanto o medo te impede de brilhar? ✨ .
_____________________________________________________________
#psicologasilvanabernardo #ruaaugusta #praçaroosevelt #cadoroescritorios #psicoterapia #psicologia #dicasdiarias #reflexoesdesi #centrodesp
  • ‼️Temos dias fáceis e outros difíceis, dias frustrantes e felizes, cansativos e produtivos, com trânsito e com o caminho livre, com chuva ou ensolarado, e às vezes com um toque de ironia por tudo parecer errado ou tudo favorecer como um passe de mágica. . 👉🏻Temos o hábito de repensar o dia inteiro quando chegamos em nossa casa, e podermos ser, genuinamente, nós mesmos. . 🙌🏻E no fim do dia, desejamos reconhecimento, reconhecimento de ter feito nossa parte no trabalho, a diferença na vida de alguém, de sentir-se útil para si e para os outros. .
. ❗️O reconhecimento é algo inerente a nossa existência e aparece até mesmo antes de darmos nossos primeiros passos, sendo condição básica do ser humano.
. ❓O que você fez por você, que se reconheceu, se parabenizou e se orgulhou, hoje?
_________________________________________
#psicologasilvanabernardo #nofimdodia #psicologia #dicasdiarias #reconhecimento #freicaneca #ruaagusta #consolacao #pracaroosevelt
  • #Repost @orelha.saude with @make_repost
・・・
Oie gente!
.
Passando pra avisar que dia 20/01/2020 (daqui um mês ☺️) às 21:00H estarei junto com a maravilhosa @bernardo_silvana falando um pouco sobre 😡🥵🤬 TPM (Tensão Pré Menstrual) e Métodos Não Farmacológicos que auxiliam nesse período!
.
Marca essa data!
E se você conhece alguém que sofre de TPM marca ela aqui ⤵️
.
#orelhaesaude #psicologasilvanabernardo #tpmterapiaparamulheres #psicologiaemulher #autoconhecimentomenstrual

Me Siga