O psicólogo percorre uma caminhada lado a lado com seu paciente, ele saberá sobre a trajetória daquele ser humano, saberá suas emoções e sentimentos e muitas vezes, segredos que apenas para o seu psicoterapeuta o paciente contará, e por quê? Pelo ambiente livre de julgamento.

 

A sociedade é um grande exemplo onde nos sentimos diariamente julgados pelos outros, onde parece que todos nossos passos são medidos e vistos com olhos que não possuem a empatia por tomarmos determinadas atitudes. E, com tais olhares crescemos dentro deste ambiente, que acabamos criando características para nos adequar ali, afinal, somos seres sociáveis, necessitamos do outro para se relacionar em sociedade.

 

Essas características que criamos como manejo social é possível que traga sofrimento individual, e por tais condições, pode ser o momento de buscar a ajuda de um profissional qualificado para ouvir sobre sua trajetória de forma externa e empática, um olhar que estudou e estuda há anos, para poder acolher, perceber detalhadamente este sofrimento e poder ajudar a ressignificar pontos importantes de alguns capítulos de sua vida.

 

 

Neste momento percebemos a principal diferença entre analisar e julgar. O julgamento poderá ser encontrado onde vivemos, com a sociedade que demanda doses desumanas de produtividade, diariamente. Já o analisar do psicoterapeuta será apenas para ligar as peças do quebra-cabeça que se tornou o repertório biopsicossocial daquele individuo. E através deste espaço percebemos a desenvoltura que se pode alcançar e o quanto o olhar que não julga concebe autoconhecimento e possibilidade de humanizar.

 

A análise realizada pelo profissional que está sentado na mesma sala que você trará possibilidades de caminhos, não lhe dará conselhos sobre como deve resolver aquele problema, mas criará oportunidades de conscientização do porque você agiu com um padrão por tanto tempo e não encontrou formas para mudar até então.

 

A autonomia é criada com o objetivo sendo sempre  o paciente e não para o profissional, aautoestima é ressignificada pelas reflexões que o paciente teve condições de verbalizar e as relações interpessoaismelhoram, pois o tempo dedicado para se olhar foi tão benéfico que suas relações se desenvolvem por consequência disto.

 

Por: Silvana A. Bernardo

CRP: 06/124413

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

  • ❕Nossa relação interna diz muito sobre a relação que possuímos com aqueles que estão ao nosso redor, as matrizes relacionais, nossos pais ou cuidadores iniciais, que nos apresentam as primeiras impressões de relações.
.
❗️Quando não estamos satisfeitos pela forma que nos relacionamos, a psicoterapia pode ser uma estratégia e forma humanizada de perceber e entender possíveis mudanças. .
⁉️A psicoterapia está nos seus planos futuros?
__________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #dicasdiarias #relacoeshumanas #amizades #ruaaugustasp #psicologia
  • ❓Você já olhou para os seus alicerces? Aqueles que basearam a construção do seu eu? . ⚠️Quando temos que recomeçar, a primeira decisão virá de nós e de quanto aqueles alicerces nos proporcionaram para mais uma vez iniciarmos novas possibilidades.
. ⁉️Qual alicerce te guiou no último recomeço?
__________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicologia #alicerces #recomeços #jornada #erroseacertos #psicoterapia #ruaaugustasp
  • ⁉️O que é genuíno? O que é seu por direito, conquista e pelas relações? Quanto de nós podemos deixar de lado pela aceitação do outro? Quanto tentamos viver com máscaras e adaptações disfuncionais?
⚠️É um ato de coragem e pode ser difícil, se amar como é e se orgulhar desta jornada; mas é a melhor forma para fazer as pazes com nós mesmos. 
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicoterapia #ruaaugustasp #pazesconsigomesmo #autoconhecimento #autoaceitacao
  • ⁉️O que nos compõem? Cicatrizes? Com certeza, a perfeição pode ser nosso ideal, mas na vida real, as cicatrizes, as ladeiras e os tombos nos fazem recomeçar de forma diferente e nos reinventar.
‼️ E é assim que percebemos o nosso potencial! Viva as cicatrizes! 💪🏻
____________________________________________ #psicologasilvanabernardo #iniciodesemana #reflexoesdapsico #cicatrizes #psicoterapeuta #psicologia #historiadevida #ruaaugustasp #imperfeicoeshumanas
  • ❓Qual oportunidade seria a mudança em sua vida?
⁉️Quanto nos tornamos disponíveis para a realização dela?
‼️Manter-se no plano das ideias é algo confortável, o que nos movimenta é o raciocinar e mexer-se pra que aquela oportunidade se torne alcançável. É sair da zona de conforto. ⚠️Já saiu da sua zona de conforto essa semana?
__________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #zonadeconforto #psicoterapeuta #ruaaugustasp #oportunidades #dicadoferiado
  • ❤️Amor próprio, pode até parecer simples se amar, porém são nas reflexões dos acontecimentos do nosso dia que percebemos como é este sentimento. ⚠️Você se ama em suas atitudes? ✔️ Você verifica as situações ao seu redor para perceber este amor?
_________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicoterapeuta #ruaaugustasp #psicologia #psicoterapia #terapia #reflexoesdapsico #amorproprio

Me Siga