Naqueles dias, aqueles dias diferentes, que nos destoam da sociedade, aqueles que nos faz mulher. Mulher de todos os dias, de todas as batalhas que escolhe para a sua vida.

E ainda sim, naqueles dias é visto como algo improdutivo.

Não há a possibilidade de você ser um sujeito ativo na sociedade, e em todas as esferas não ser exigido, pessoalmente, profissionalmente, a cada dia mais, estar um passo a frente do desenvolvimento, e um passo a menos, do sucesso pleno. E quando, nos deparamos com mulheres que estão naqueles dias, são vistas com certa improdutividade e compreendidas por não produzir da mesma forma. É claro, há uma mudança hormonal significativa, e que seu desempenho será abalado, de certa forma. Mas perceba, naqueles dias, e por que nos outros, ela é vista como um robô? Nos outros ela não tem o direito de ter aqueles dias ruins, por problemas emocionais, financeiros ou apenas pelo vizinho ter dado uma festa até às 03h00min da manhã?

Por condições e problemas físicos, a compreensão de não produzir é mais fácil de ser aceita, mas por condições mentais, emocionais, não aparentes visivelmente, não. Porque na maior parte das vezes, é necessário ser comprovado, percebido pela percepção visual, que nem tudo está tão bem assim. E quando tais compreensões fogem de todos os nossos sentidos?

Os homens de forma geral, não possuem uma tensão pré-menstrual, porém, comprovado cientificamente, alguns podem ter sintomas parecidos, com a queda de seus níveis de testosterona, hormônio este que é responsável pelo desejo sexual. Chama-se Síndrome de Irritação Masculina, descoberta e constatada pela primeira vez na Irlanda, por Gerald Lincoln. Ou seja, neste momento do mês, suas alterações hormonais também trarão mudanças comportamentais, afetando sua energia, libido, raiva e irritabilidade.

As alterações hormonais mostrarão que ambos os sexos terão variações significativas, partindo de uma modificação bioquímica. Entender que este ciclo mudará nossos comportamentos, não apenas no sexo feminino.

Por fim, podemos dizer que estamos em uma sociedade de seres humanos, e que não esqueçamos que dentro de nós, bate um coração, irrigado por um sistema circulatório, com medos, angústias, prazeres e sonhos.

Não pensar que somos apenas pessoas cumprindo metas e projetos, apenas sobrevivendo mais um dia na selva de pedra.

 

Por: Silvana A. Bernardo

CRP: 06/124413

Instagram

  • ‼️As nossas atuais águas não estão calmas e nem fáceis de se navegar.
.
🌊 Mas é na tempestade que se aprende a remar, que se cria habilidade para chegar em terra firme.
.
❔O que estamos fazendo diariamente para avistar a nossa terra firme?
.
___________________________________________
#psicologasilvanabernardo #covid19 #psicoterapianaquarentena #psicologia #dicasdiarias #isolamentosaudável #ruaaugusta #praçaroosevelt #paulista #ruadaconsolacao
  • ‼️Fui convidada pela @juli_acupuntura para fazermos uma live amanhã, dia 30/03 sobre como podemos usar nossa inteligência emocional neste período de quarentena!
.
❗️Te espero lá! .
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicologia #inteligenciaemocionalnaquarentena #covid19 #ruaaugusta #praçaroosevelt #psicoterapiaonline
  • ❗️O isolamento social que estamos passando neste momento nos faz refletir e reinventar a maneira de nos relacionarmos .
❕Neste momento busque pensar em formas de demonstrar a importância daqueles que estão longe, apenas fisicamente, de formas variadas e que demonstre seu afeto
.
❗️Seja pelo uso da tecnologia, seja pelo meio de gentilezas perante essa situação difícil ou com um sorriso em meio a este atual cenário, que não possuímos controle algum, comunique-se!
.
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #covid_19 #precaucoesatuais #isolamentosocialeopsicologico #dicasdiarias #psicoterapiaonline
  • ❕Quanto o medo te impede de brilhar? ✨ .
_____________________________________________________________
#psicologasilvanabernardo #ruaaugusta #praçaroosevelt #cadoroescritorios #psicoterapia #psicologia #dicasdiarias #reflexoesdesi #centrodesp
  • ‼️Temos dias fáceis e outros difíceis, dias frustrantes e felizes, cansativos e produtivos, com trânsito e com o caminho livre, com chuva ou ensolarado, e às vezes com um toque de ironia por tudo parecer errado ou tudo favorecer como um passe de mágica. . 👉🏻Temos o hábito de repensar o dia inteiro quando chegamos em nossa casa, e podermos ser, genuinamente, nós mesmos. . 🙌🏻E no fim do dia, desejamos reconhecimento, reconhecimento de ter feito nossa parte no trabalho, a diferença na vida de alguém, de sentir-se útil para si e para os outros. .
. ❗️O reconhecimento é algo inerente a nossa existência e aparece até mesmo antes de darmos nossos primeiros passos, sendo condição básica do ser humano.
. ❓O que você fez por você, que se reconheceu, se parabenizou e se orgulhou, hoje?
_________________________________________
#psicologasilvanabernardo #nofimdodia #psicologia #dicasdiarias #reconhecimento #freicaneca #ruaagusta #consolacao #pracaroosevelt
  • #Repost @orelha.saude with @make_repost
・・・
Oie gente!
.
Passando pra avisar que dia 20/01/2020 (daqui um mês ☺️) às 21:00H estarei junto com a maravilhosa @bernardo_silvana falando um pouco sobre 😡🥵🤬 TPM (Tensão Pré Menstrual) e Métodos Não Farmacológicos que auxiliam nesse período!
.
Marca essa data!
E se você conhece alguém que sofre de TPM marca ela aqui ⤵️
.
#orelhaesaude #psicologasilvanabernardo #tpmterapiaparamulheres #psicologiaemulher #autoconhecimentomenstrual

Me Siga