Um quarto escuro, uma manhã cinzenta de Domingo, um resfriado muito forte que não se sente gosto de nada que se come, dor no corpo e uma televisão com muito chiado e sem conseguir entender ou ver nada que está sendo transmitido, existem dias que é melhor nem levantar – prazer, eu sou a depressão.

 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a cada 40 segundos, uma pessoa comete suicídio no mundo. Extraordinariamente algo acontece na cabeça de um ser humano, quando percebe que não há mais saída pra a sensação que engole o mínimo suspiro de sua vida e para enfim, tirá-la. Quimicamente, precisamos de neurotransmissores, eles que conversam com nossas células do Sistema Nervoso, precisamos de equilíbrio deles para que mantenhamos todas as funções normais, porém, a depressão os deixa, literalmente, no escuro.

 

Hoje em dia, vivemos com diversas funções, somos mães, pais, filhos, netos, afilhados, sobrinhos, somos profissionais, porém, apesar de todas essas funções que foram apresentadas e apreendidas com o tempo e a sabedoria em dosagens homeopáticas, ter motivação interna é algo muito profundo e que quem te dará a opinião sobre si, será você mesmo. E quando não se encontra isto lá dentro? Como se você apertasse um botão e a cada tentativa, fosse mais difícil de ter respostas, renunciando de todas as outras funções de identidade, porque lidar consigo não é possível, como lidar então, com o outro? É dominante e devastador.

 

O trabalho terapêutico com um paciente assim deve ser extremamente minucioso, onde irá precisar reestabelecer os neurotransmissores que estão desequilibrados e elaborar as frustrações que a depressão acarretará em psicoterapia. Da mesma forma que a depressão pode reger uma vida, quando se percebe com ajuda, que a vida começará a ter tons mais claros, mais brilho e por fim, enxergar todas as cores, o quarto abrirá as cortinas, o Domingo estará com o Sol nascente, o resfriado será curado e a televisão terá sido consertada.

 

Por: Silvana A. Bernardo

CRP: 06/124413

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Me Siga