Mudanças são necessárias e revigorantes, quando positivas, recomenda-se uma dose diária. Mas e quando ela invade um espaço, aquele que nem ao menos você sabia? Invade aquele almoço em família, a reunião de Natal no dia 25 de Dezembro ou o encontro de 10 anos de formados dos colegas universitários? Quem fez/faz isso, é a nossa tecnologia, esta mesma que une em milésimos de segundo os mais distantes, e faz-se perceber distante daquele sujeito que está sentado em sua frente olhando fixamente para uma pequena tela, com um café gelado a sua frente que acabou de ser retirado pelo garçom, sem ao menos ele perceber. É inimaginável a capacidade que o ser humano tem em propagar suas ideias, afinal, nem mais o céu é o limite, porque até na nuvem você conseguirá manter seus dados.

 

A tecnologia já fez o homem ir até a Lua, não ter gastos exorbitantes com conta de celular para ligar para outro país, estipular rapidamente quanto tempo leva para ir daqui a ali. Trouxe comodidades que nos fazem ser ecologicamente corretos, porém assim como a possibilidade de ter uma velocidade de piscar os olhos para seus dados móveis, a tecnologia e suas mudanças, correm na mesma proporção, a cada dia, o celular possui maiores atributos e condições para que nem sequer sair de casa seja preciso. A sociedade foi criada baseada na linguagem, condição básica de acordo com a Psicologia Sócio Histórica, ela que é instrumento de ponte para a construção entre o ser humano e a humanidade. E obter recursos que facilitam a vida onde, nem é necessário ligar para pedir uma pizza, gerará seres humanos mais humanos ou androides? Não acredito que soubessem exatamente a proporção da criação da tecnologia, claro, pensávamos que a tecnologia iria trazer em meados de 2000, carros que voassem, mas que não fosse algo que poderia criar tamanho isolamento humano, e sim talvez até mesmo mais união, pois não há mais fronteiras!

 

A necessidade de trocas humanas incentiva conexões e sinapses novas em nosso cérebro, troca de experiências, avaliar e analisar pelo nosso córtex pré-frontal (este que julga, planeja) o que fará sentido ou não, e isso é uma função puramente humana, o valor de conexões sentimentais não são fornecidas por senhas de WI-FI.

 

Empenha-se, e use com propriedade tudo que esteja ao seu alcance e lhe forneça maior conhecimento e rendimento, mas não se esqueça da simplicidade de se olhar nos olhos, essa singela ação – que nunca foi tão valorizada como é hoje.

 

Por: Silvana A. Bernardo

CRP: 06/124413

Instagram

  • ❕Nossa relação interna diz muito sobre a relação que possuímos com aqueles que estão ao nosso redor, as matrizes relacionais, nossos pais ou cuidadores iniciais, que nos apresentam as primeiras impressões de relações.
.
❗️Quando não estamos satisfeitos pela forma que nos relacionamos, a psicoterapia pode ser uma estratégia e forma humanizada de perceber e entender possíveis mudanças. .
⁉️A psicoterapia está nos seus planos futuros?
__________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #dicasdiarias #relacoeshumanas #amizades #ruaaugustasp #psicologia
  • ❓Você já olhou para os seus alicerces? Aqueles que basearam a construção do seu eu? . ⚠️Quando temos que recomeçar, a primeira decisão virá de nós e de quanto aqueles alicerces nos proporcionaram para mais uma vez iniciarmos novas possibilidades.
. ⁉️Qual alicerce te guiou no último recomeço?
__________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicologia #alicerces #recomeços #jornada #erroseacertos #psicoterapia #ruaaugustasp
  • ⁉️O que é genuíno? O que é seu por direito, conquista e pelas relações? Quanto de nós podemos deixar de lado pela aceitação do outro? Quanto tentamos viver com máscaras e adaptações disfuncionais?
⚠️É um ato de coragem e pode ser difícil, se amar como é e se orgulhar desta jornada; mas é a melhor forma para fazer as pazes com nós mesmos. 
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicoterapia #ruaaugustasp #pazesconsigomesmo #autoconhecimento #autoaceitacao
  • ⁉️O que nos compõem? Cicatrizes? Com certeza, a perfeição pode ser nosso ideal, mas na vida real, as cicatrizes, as ladeiras e os tombos nos fazem recomeçar de forma diferente e nos reinventar.
‼️ E é assim que percebemos o nosso potencial! Viva as cicatrizes! 💪🏻
____________________________________________ #psicologasilvanabernardo #iniciodesemana #reflexoesdapsico #cicatrizes #psicoterapeuta #psicologia #historiadevida #ruaaugustasp #imperfeicoeshumanas
  • ❓Qual oportunidade seria a mudança em sua vida?
⁉️Quanto nos tornamos disponíveis para a realização dela?
‼️Manter-se no plano das ideias é algo confortável, o que nos movimenta é o raciocinar e mexer-se pra que aquela oportunidade se torne alcançável. É sair da zona de conforto. ⚠️Já saiu da sua zona de conforto essa semana?
__________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #zonadeconforto #psicoterapeuta #ruaaugustasp #oportunidades #dicadoferiado
  • ❤️Amor próprio, pode até parecer simples se amar, porém são nas reflexões dos acontecimentos do nosso dia que percebemos como é este sentimento. ⚠️Você se ama em suas atitudes? ✔️ Você verifica as situações ao seu redor para perceber este amor?
_________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicoterapeuta #ruaaugustasp #psicologia #psicoterapia #terapia #reflexoesdapsico #amorproprio

Me Siga