O psicólogo percorre uma caminhada lado a lado com seu paciente, ele saberá sobre a trajetória daquele ser humano, saberá suas emoções e sentimentos e muitas vezes, segredos que apenas para o seu psicoterapeuta o paciente contará, e por quê? Pelo ambiente livre de julgamento.

 

A sociedade é um grande exemplo onde nos sentimos diariamente julgados pelos outros, onde parece que todos nossos passos são medidos e vistos com olhos que não possuem a empatia por tomarmos determinadas atitudes. E, com tais olhares crescemos dentro deste ambiente, que acabamos criando características para nos adequar ali, afinal, somos seres sociáveis, necessitamos do outro para se relacionar em sociedade.

 

Essas características que criamos como manejo social é possível que traga sofrimento individual, e por tais condições, pode ser o momento de buscar a ajuda de um profissional qualificado para ouvir sobre sua trajetória de forma externa e empática, um olhar que estudou e estuda há anos, para poder acolher, perceber detalhadamente este sofrimento e poder ajudar a ressignificar pontos importantes de alguns capítulos de sua vida.

 

 

Neste momento percebemos a principal diferença entre analisar e julgar. O julgamento poderá ser encontrado onde vivemos, com a sociedade que demanda doses desumanas de produtividade, diariamente. Já o analisar do psicoterapeuta será apenas para ligar as peças do quebra-cabeça que se tornou o repertório biopsicossocial daquele individuo. E através deste espaço percebemos a desenvoltura que se pode alcançar e o quanto o olhar que não julga concebe autoconhecimento e possibilidade de humanizar.

 

A análise realizada pelo profissional que está sentado na mesma sala que você trará possibilidades de caminhos, não lhe dará conselhos sobre como deve resolver aquele problema, mas criará oportunidades de conscientização do porque você agiu com um padrão por tanto tempo e não encontrou formas para mudar até então.

 

A autonomia é criada com o objetivo sendo sempre  o paciente e não para o profissional, aautoestima é ressignificada pelas reflexões que o paciente teve condições de verbalizar e as relações interpessoaismelhoram, pois o tempo dedicado para se olhar foi tão benéfico que suas relações se desenvolvem por consequência disto.

 

Por: Silvana A. Bernardo

CRP: 06/124413

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

  • ‼️Sem nenhum tipo de julgamento, mas sim acolhimento! ⚠️ Cuide de você, cuide de sua mente!
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicologos #psicoterapia #psicologiaclinica #psicoterapeuta #amorporsiproprio #poltronadopsicologo #reflexoesdapsico
  • ‼️Amor próprio é algo que pode estar presente na vida de todos nós, ao acordar, ao estudar, ao trabalhar. ‼️Buscamos propósitos na vida, e somos alimentados conforme as coisas ocorrem, e então nos orgulhamos daquele ato, tá aí uma forma de amor próprio, se orgulhar de atos importantes!
✨Não tem fórmula mágica e nem mesmo existe um padrão, mas identificar este amor dentro de nós, nos traz uma felicidade tamanha!
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #amorproprio #reconhecaesteamor #orgulhardesi #psicologia #atosdeamor #autonomia #formulamagica #compreendaasuaformadeamor #sempadroes #possibilidades
  • ‼️Alcançar objetivos difíceis pode ter uma caminhada árdua.
👉🏻Nestes momentos é extremamente importante contemplar os pequenos passos dados e as pequenas conquistas.
💪🏻São elas que nos darão gás para continuar seguindo em frente e percebendo o quanto é capaz!
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #autonomiadeescolhas #detalhes #pequenospassos #reflexaodapsico #contemplar #conquistaspessoais
  • ❓Olhar pra si, é algo que você faz apenas quando se vê no espelho para escolher a roupa do dia?
‼️Olhar pra dentro é um exercício, diariamente percebemos as emoções, os sentimentos que nos ligam e o que faremos com eles.
❗️Exercite se olhar; exercite o autocuidado. 
_______________________________________
#psicologasilvanabernardo #autonomia #reflexoesdapsico #autocuidado #seolhar #sentimentos #emocoes #inteligenciaemocional
  • ‼️Passamos a vida inteira tentando manejar o lado pessoal, profissional, incluir hobbies, cursos que nos agreguem, mas sempre é importante pensar, estou equilibrando tudo isso?
👉🏻O lado profissional tem o apoio do lado pessoal? Há uma boa convivência entre eles?
‼️Equilibrar a vida em cima de um monociclo necessita atenção, treino e algumas vezes iremos cair, mas sempre teremos a oportunidade de tentar novamente. 
_______________________________________
#psicologasilvanabernardo #equilibrionavida #possibilidades #ladopessoaleprofissionaljuntos #reflexoesdapsico #psicologia #psicoterapia #dicasdiarias
  • #Repost @maispsicologos with @make_repost
・・・
Escolha uma afirmação pra ser sua hoje!!
.
Por: @queridaterapia
_______________________________________
#maispsicologos #psicologasilvanabernardo #hojeeuvou #incentivo #motivaçõesdiarias #autonomiadeescolhas

Me Siga