Acordar cedo, engolir um café amargo e uma fatia de pão, porque a hora não perdoa e o trânsito da cidade irá atrasar aquele que precisa atravessar a cidade para chegar ao trabalho. 

Caras inchadas de sono misturado com preocupação em dar conta de tanto trabalho que seria humanamente impossível atingir aquele prazo na sexta-feira, cobrado pelo chefe, que já tem tanta pressão, sentindo que sua cabeça em qualquer momento vai explodir.

Hoje em dia, dificilmente encontraremos alguém que não passa por situações que nos deixa aflitos, percebendo que certas coisas fogem do controle, nos gerando ansiedade. Viver em piloto automático pode parecer que a ansiedade nem está ali, porém a partir do momento em que esta chave for desligada, ela vai pesar ao ponto de se desligar de tudo por alguns minutos para respirar. Afinal, a vida não para, os prazos chegam, e as contas estão lá no pé de nossas portas, lembrando que precisa produzir. Neste caso, a ansiedade faz parte da nossa rotina, e ela é necessária, pois com seu aparecimento poderemos ter consciência de desacelerar um pouco e lembrar que somos de carne e osso, além do fato de ser um mecanismo de defesa, pois ela faz parte da nossa defesa, para sair, se livrar de situações que de alguma forma será detectada para o seu cérebro como ameaçadora.

A ansiedade está presente em 12% da população brasileira, de acordo com Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, representando 24 milhões de brasileiros – e futuramente, 23% dos brasileiros terão algum distúrbio de ansiedade em algum momento de sua vida. Quando percebe que o estado de ansiedade se prolonga por um tempo indeterminado, é hora de analisar isso como possivelmente uma desregulação daquela sensação ameaçadora no cérebro, pois quando permanecemos por muito tempo neste estado de alerta, reações químicas exacerbadas ocorrem, liberando uma quantidade ofensiva de hormônios e acarretando consequências nocivas para o nosso organismo.

O Estresse Pós-Traumático é considerado um tipo de ansiedade, onde este ocorre devido algum episódio específico negativo na vida do sujeito, já o Transtorno da Ansiedade Generalizada é constante e independe da situação em que o sujeito se encontra. O Transtorno do Pânico, possui picos de ansiedade que podem ocorrer em momentos variados – com reações como por exemplo; a taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos) e sudorese (suor excessivo).

Perceber esses sintomas que podem ocorrer de forma recorrente é importante para os futuros tratamentos, por isso a reflexão diária sobre atitudes que tomamos todos os dias devem ser repassadas e vistas como prioridade em algum momento do nosso dia.

Por: Silvana A. Bernardo

CRP: 06/124413

Instagram

  • ❗️Aproveitar oportunidades, olhar para as coisas simples são características de quando criamos condições de lidar com as divergências da vida. ❓Você já reparou nos detalhes que fazem seus dias melhores?
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #rotina #autoconhecimento #pequenosdetalhes #psicologia #psicoterapeutasp #trajetoriadevida
  • ❓ Quais são os passos para eu iniciar um processo de psicoterapia? ⚠️ Lembre-se, a psicoterapia é um tratamento onde o principal foco é falar sobre você, suas percepções, seus sentimentos e como possibilitar uma vida funcional/saudável. ✅ O inicio do processo psicoterapêutico começa antes mesmo de se entrar no consultório de um profissional da área. ‼️ Começa na necessidade real de mudanças ou de uma compreensão humanizada do porquê mantemos determinados padrões em nosso estilo de vida. ❗️E assim, quando entrar em um ambiente livre de julgamentos com um ser humano que pode possibilitar perceber o potencial que se pode chegar, será resultado do amor próprio de um espaço apenas seu, um investimento para sua inteligência emocional. ❓Os primeiros passos? Serão relativos para cada ser humano, mas algo que podemos perceber em comum é a busca pelo autoconhecimento.
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #primeirospassosparapsicoterapia #dicasdiarias #vidafuncional #psicoterapiaindividual #psicologia #autoconhecimento #inteligenciaemocional
  • ❓Já dedicou um tempo a você hoje?
_____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #psicologia #psicoterapia #saudeemocional #psicoterapeutasp
  • ‼️Você já reparou que as midiais sociais são uma vitrine com os melhores produtos?
‼️Estes produtos são: apenas expor felicidade, realização pessoal e do trabalho relações perfeitas e pessoas impecáveis.
👉🏻É muito importante percebemos que em uma vitrine não se mostra defeitos e questões negativas.
❓Mas afinal, não somos humanos? Não erramos? Não choramos? Com qualidades e defeitos?
⚠️Perceba a sua vida, alem do que se vê nas mídias sociais! 
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #psicoterapeuta #psicologia #midiassociais #vitrine #penseemvoce #serhumano #imperfeiçõesperfefeitas
  • ‼️ A forma que visualizamos a nossa rotina influencia muito na qualidade da mesma.
👉🏻O poder da gratidão pelas coisas que já possuímos pode ajudar muito para orgulho de tais conquistas, e fornecer mais vida ao seu dia-a-dia.
❓Qual momento do seu dia você o deixou mais colorido e com vida? 
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #psicologiadodiadia #psicoterapia #diasvivos #vidaaseusdias #umdiadecadavez #opoderdohoje #opoderdoagora #psicologia #dicasdiarias
  • ‼️Já ouviu falar de escrita terapêutica?
💪🏻Você pode começar a pratica-la agora. Escrevendo sentimentos que você teve naquele dia e pode identificar quais gatilhos podem ter trazido tais percepções. 🧠A autoconsciência é uma habilidade que podemos sim, exercitar em nosso cérebro.  ____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdiarias #escritaterapeutica #reflexoesdapsico #psicologia #psicoterapia #poderdaescrita #psicoterapeuta #nomeacao #sentimentos #anotacoes

Me Siga