Acordar cedo, engolir um café amargo e uma fatia de pão, porque a hora não perdoa e o trânsito da cidade irá atrasar aquele que precisa atravessar a cidade para chegar ao trabalho. 

Caras inchadas de sono misturado com preocupação em dar conta de tanto trabalho que seria humanamente impossível atingir aquele prazo na sexta-feira, cobrado pelo chefe, que já tem tanta pressão, sentindo que sua cabeça em qualquer momento vai explodir.

Hoje em dia, dificilmente encontraremos alguém que não passa por situações que nos deixa aflitos, percebendo que certas coisas fogem do controle, nos gerando ansiedade. Viver em piloto automático pode parecer que a ansiedade nem está ali, porém a partir do momento em que esta chave for desligada, ela vai pesar ao ponto de se desligar de tudo por alguns minutos para respirar. Afinal, a vida não para, os prazos chegam, e as contas estão lá no pé de nossas portas, lembrando que precisa produzir. Neste caso, a ansiedade faz parte da nossa rotina, e ela é necessária, pois com seu aparecimento poderemos ter consciência de desacelerar um pouco e lembrar que somos de carne e osso, além do fato de ser um mecanismo de defesa, pois ela faz parte da nossa defesa, para sair, se livrar de situações que de alguma forma será detectada para o seu cérebro como ameaçadora.

A ansiedade está presente em 12% da população brasileira, de acordo com Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, representando 24 milhões de brasileiros – e futuramente, 23% dos brasileiros terão algum distúrbio de ansiedade em algum momento de sua vida. Quando percebe que o estado de ansiedade se prolonga por um tempo indeterminado, é hora de analisar isso como possivelmente uma desregulação daquela sensação ameaçadora no cérebro, pois quando permanecemos por muito tempo neste estado de alerta, reações químicas exacerbadas ocorrem, liberando uma quantidade ofensiva de hormônios e acarretando consequências nocivas para o nosso organismo.

O Estresse Pós-Traumático é considerado um tipo de ansiedade, onde este ocorre devido algum episódio específico negativo na vida do sujeito, já o Transtorno da Ansiedade Generalizada é constante e independe da situação em que o sujeito se encontra. O Transtorno do Pânico, possui picos de ansiedade que podem ocorrer em momentos variados – com reações como por exemplo; a taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos) e sudorese (suor excessivo).

Perceber esses sintomas que podem ocorrer de forma recorrente é importante para os futuros tratamentos, por isso a reflexão diária sobre atitudes que tomamos todos os dias devem ser repassadas e vistas como prioridade em algum momento do nosso dia.

Por: Silvana A. Bernardo

CRP: 06/124413

Instagram

  • ‼️Você já ouviu a frase: “Segura o choro!”
.
‼️Ela foi aprendida para bloquear nossas emoções quando somos pequenos, e de alguma forma fomos condicionados a não chorar em situações diversas.
.
👉🏻 O choro tem uma tremenda função no processo psicoterápico e devo dizer, ele se faz necessário em muitos momentos deste percurso, para elaboração de conteúdos.
.
‼️Seu choro tem um significado, e seu cérebro o permite porque ele necessita de compreensão, e está tudo bem chorar!
.
🧠 E pra entender nossas lágrimas, buscamos o autoconhecimento! 💪🏻
.
  • ‼️Não tem como saber o que o dia de hoje nos espera, não tem como controlar os sentimentos que sentiremos ao longo dele, mas tem como permitirmos que cada dia tenha sua função em nossas vidas, e que poderemos recomeçar amanhã. .
____________________________________________
  • ‼️Tem dias que parece que nada dá certo.
.
❕Tem dias que parece que não sabemos porque nada ocorre como planejamos.
.
‼️Tem dias que são difíceis.
.
❕Eles podem nos trazer raiva, tristeza, indignação, mas são eles que nos fazem ter atitudes diferentes no dia seguinte pra termos mais condições de obter o que queremos.
.
‼️Os dias não tão floridos assim nos dão condições de florir em tantos outros! .
  • ❗️Se sabemos que há Sol, ficamos perto, colocamos a roupa pra secar, nos alegramos pelas grandes coisas que o dia pode render. .
👉🏻 O mesmo pode acontecer com as oportunidades, devemos percebe-las, elas não virão perfeitas, mas não deixa de ser uma oportunidade para crescermos internamente.
.
⁉️ Qual oportunidade você agarrou?
.
  • 🖌Já anotou sobre seu humor, seus pensamentos e sentimentos sobre hoje e ontem?
.
⁉️Já percebeu como eles podem ir mudando ao longo do dia e dos nossos gatilhos positivos e negativos?
.
❗️O segredo de uma mente humana e compreensiva consigo mesma inclui em permitir que cada dia é um dia e cada um deles tem a sua FUNÇÃO em nossas vidas.
.
❗️Hoje foi difícil? Permita-se que o amanhã chegue!
. .
  • ⚠️ Parece que não tem fim, que não há saída visível? .
.
⁉️De alguma forma parece que não há luz no fim do túnel? .
.
👉🏻 Pode parecer mesmo, mas tenho uma notícia pra te dar.. tudo acaba! .
‼️As situações ruins se findam e aos poucos vamos percebendo que é possível lidar com o difícil, com o dolorido, e no fim das contas, são esses momentos que nos fazem crescer.
.
⁉️Que momento difícil que já foi embora, fez você crescer?.
.
____________________________________________

Me Siga