Benjamin Franklin (1706-1790) sábio cientista citou “o trabalho dignifica o homem”. Trabalho, este que vem do latim tripalium, “tri” três, e “palum” madeira, um instrumento feito de madeira que era usado para torturar as pessoas. Que ironia, não? É comprovado cientificamente o quão transformador é o trabalho na vida humana, o quanto ele pode ser recompensador e libertador, seja um escritor produtivo entre quatro paredes, sozinho e apenas ouvindo as vozes dos seus pensamentos ditando sobre o seu mais lindo dom de sentir e expressar através das palavras, ou um advogado que necessita de uma rede, que contribui com seus casos e precisa diariamente se comunicar com clientes e parceiros para solução de um problema legal.

Na teoria sócia histórica (fundamentadas por Luria e Vygotsky) não existem vocações para um trabalho, e sim as habilidades que você constrói no decorrer da sua vida que te moldarão e farão com que escolha determinada profissão em sua vida. Com passar dos anos, pode-se notar que trabalhar é muitas vezes abdicar suas vontades e intuições, pois há alguém que dita que isto deve ser feito e como deve ser realizado, tornando assim, algo maçante e sem a possibilidade de desenvolvimento da criatividade, algo de extrema importância para um cérebro ativo na sociedade.

 

Hoje em dia, o Burnout (exaustão excessiva em ambiente de trabalho), atinge cerca de 30% dos brasileiros, de acordo com International Stress Managemet Association no Brasil (Isma-BR), mas por que? Por que as pessoas não simplesmente, PARAM tudo? Seria simples, senão fosse por um motivo, a nossa sociedade demanda silenciosamente para que você produza, intrinsicamente para que você tenha cada vez mais. O Burnout ocorre porque a cada momento em que se tenta mostrar seu trabalho autêntico e esperar o devido reconhecimento, deve-se renunciar muitas vezes, ou desistir da identidade própria, gerando a frustração que por vez é momentânea – se tornando corriqueira.

 

E então, seu trabalho te liberta? Dá-te ideias, te permite sonhar e compartilhar destes sonhos? Seu trabalho te torna um ser humano mais produtivo positivamente?

 

Por: Silvana A. Bernardo

CRP: 06/124413

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

  • ❓Você já olhou para os seus alicerces? Aqueles que basearam a construção do seu eu? . ⚠️Quando temos que recomeçar, a primeira decisão virá de nós e de quanto aqueles alicerces nos proporcionaram para mais uma vez iniciarmos novas possibilidades.
. ⁉️Qual alicerce te guiou no último recomeço?
__________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicologia #alicerces #recomeços #jornada #erroseacertos #psicoterapia #ruaaugustasp
  • ⁉️O que é genuíno? O que é seu por direito, conquista e pelas relações? Quanto de nós podemos deixar de lado pela aceitação do outro? Quanto tentamos viver com máscaras e adaptações disfuncionais?
⚠️É um ato de coragem e pode ser difícil, se amar como é e se orgulhar desta jornada; mas é a melhor forma para fazer as pazes com nós mesmos. 
____________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicoterapia #ruaaugustasp #pazesconsigomesmo #autoconhecimento #autoaceitacao
  • ⁉️O que nos compõem? Cicatrizes? Com certeza, a perfeição pode ser nosso ideal, mas na vida real, as cicatrizes, as ladeiras e os tombos nos fazem recomeçar de forma diferente e nos reinventar.
‼️ E é assim que percebemos o nosso potencial! Viva as cicatrizes! 💪🏻
____________________________________________ #psicologasilvanabernardo #iniciodesemana #reflexoesdapsico #cicatrizes #psicoterapeuta #psicologia #historiadevida #ruaaugustasp #imperfeicoeshumanas
  • ❓Qual oportunidade seria a mudança em sua vida?
⁉️Quanto nos tornamos disponíveis para a realização dela?
‼️Manter-se no plano das ideias é algo confortável, o que nos movimenta é o raciocinar e mexer-se pra que aquela oportunidade se torne alcançável. É sair da zona de conforto. ⚠️Já saiu da sua zona de conforto essa semana?
__________________________________________
#psicologasilvanabernardo #reflexoesdapsico #zonadeconforto #psicoterapeuta #ruaaugustasp #oportunidades #dicadoferiado
  • ❤️Amor próprio, pode até parecer simples se amar, porém são nas reflexões dos acontecimentos do nosso dia que percebemos como é este sentimento. ⚠️Você se ama em suas atitudes? ✔️ Você verifica as situações ao seu redor para perceber este amor?
_________________________________________
#psicologasilvanabernardo #psicoterapeuta #ruaaugustasp #psicologia #psicoterapia #terapia #reflexoesdapsico #amorproprio
  • ‼️Nossos comportamentos automáticos principalmente ao acordar podem influenciar nas horas do nosso dia-a-dia. ⚠️Repare a ordem de sua rotina e se a mesma é funcional para o seu estilo de vida atualmente.
❗️Podemos priorizar a ordem de nossas atividades para melhor funcionamento psíquico!
#psicologasilvanabernardo #dicasdapsico #reflexoesdiarias #psicoterapeuta #ruaaugustasp #reflexoesdapsico #rotinadevida #estilodevida #iniciodesemana

Me Siga